Após se aposentar, idoso de 92 anos entra na Justiça para poder continuar restaurando livros em biblioteca no interior de SP
29/10/2024
No Dia do Livro, conheça a história de José Gasparini, um apaixonado pelos livros da Biblioteca Amadeu Amaral, em São Carlos: 'na estante tem bastante amigos me aguardando'. Idoso de 92 anos trabalha na restauração de livros em São Carlos
Aos 92 anos, o funcionário público José Gasparini levanta todos os dias e vai encontrar os seus "amigos" na biblioteca municipal Amadeu Amaral em São Carlos (SP).
Por décadas, José se dedica à restauração de livros, limpando, lixando capas e recuperando páginas. Após se aposentar, ele decidiu entrar na Justiça para continuar trabalhando no local. (Confira o vídeo acima).
“O livro virou pra mim um grande companheiro. Eu não vejo a hora, quando levanto, de tomar meu café e vir para biblioteca porque eu sei que lá na estante tem bastante amigos me aguardando.”
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Aos 92 anos, José Gasparini segue restaurando livros em biblioteca de São Carlos
Rodrigo Sargaço/EPTV
LEIA MAIS:
GRUPO DE LEITURA: Mulheres encontram amizade e apoio em grupo de leitura de autoras femininas
HISTÓRICO: Livro que recupera documentos inéditos da escravidão é lançado no Sesc Araraquara
Aposentadoria X amor pelos livros
Mesmo após se aposentar e ser afastado por ter completado 70 anos, ele insistiu em continuar trabalhando e entrou com uma ação judicial para se manter ocupado.
“O seo José está aqui ainda na biblioteca porque ele tem o amparo da lei, porque ele entrou com um processo e foi reintegrado”, explicou a diretora da biblioteca, Cibeli Maria Colautti.
Aos 92 anos, José Gasparini insiste em seguir trabalhando na restauração de livros de biblioteca de São Carlos
Rodrigo Sargaço/EPTV
A biblioteca tem 75 anos e alguns exemplares estão no acervo desde os primeiros tempos e só são possíveis de serem consultados graças ao trabalho do idoso.
“O trabalho do seo José é fundamental porque ele trabalha nos bastidores, as pessoas vêm para a biblioteca e percebem que o livro foi restaurado, mas nem percebem o quanto dá trabalho conservar um livro na prateleira”, afirmou Cibeli.
Aos 92 anos, José Gasparini segue recuperando livros em São Carlos
Rodrigo Sargaço/EPTV
Veja os vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara